Rio do Sul, 5 de outubro – A Defesa Civil de Rio do Sul adotou uma medida preventiva em resposta às projeções de chuva nos próximos dias, ampliando a cota de inundação da cidade para nove metros.
Essa ampliação temporária da cota de inundação tem como objetivo permitir que os moradores possam se antecipar e realizar a retirada de pertences e a evacuação de áreas que podem ser alagadas, antes mesmo do aumento do nível do rio Itajaí-Açu.
A previsão é de fortes volumes de chuva em todo o estado a partir desta sexta-feira, 6.
A cota de alerta foi ajustada para 10 metros, o que significa que as pessoas que estão nessa faixa devem estar preparadas e tomar medidas preventivas.
É fundamental que os avisos emitidos pela Defesa Civil sejam seguidos pela comunidade, a fim de coordenar a retirada de móveis, o acesso a serviços essenciais e outras ações necessárias.
O prefeito José Thomé conduziu uma reunião com o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) na tarde desta quinta-feira.
Esse grupo é composto por representantes de secretarias municipais, órgãos de segurança, entidades, vereadores e outros envolvidos no planejamento e atendimento à população em relação à enchente.
O prefeito destacou que há um plano abrangente para atender a cidade com eficiência e evitar pânico.
LEIA TAMBÉM:
Ele enfatizou a importância de a comunidade continuar agindo com tranquilidade, acompanhando as informações oficiais e realizando suas atividades preventivas.
Em caso de necessidade, os moradores devem acionar a Defesa Civil, que está mobilizada para minimizar ao máximo os danos causados pela enchente.
Sugestão de pauta