O SAMAE Timbó esteve presente no Congresso Nacional de Saneamento da Assemae (CNSA), que aconteceu entre os dias 18 e 22 de setembro no Centro Nacional Inn de Convenções (Cenacon), localizado em Poços de Caldas (MG).
Estiveram presentes na ocasião:
- o diretor-presidente do SAMAE Timbó, Waldir Girardi;
- o diretor de Operação, Manutenção e Expansão, Diego Zatelli;
- o coordenador do Setor Técnico, Rodrigo Catafesta Francisco
- o auxiliar operacional, Gilnei Schuster.
“Estar presente em um evento desse porte é importante para termos uma visão do que acontece a nível nacional.
Isso inclui as dificuldades financeiras também, abrindo possibilidades do que pode ser aplicado aqui a curto, médio e longo prazo”, avalia Waldir.
Ele destaca, ainda, que a busca por soluções e alternativas viáveis para o saneamento básico estiveram no foco do evento também.
Participação ativa
O Congresso Nacional de Saneamento é um dos principais fóruns de saneamento básico no Brasil, que reúne desde gestores públicos até técnicos, empreendedores, pesquisadores, estudantes e profissionais do setor.
Diego destaca que foi possível ter acesso a muitas novidades e tecnologias para o mercado de saneamento.
“Participamos de oficinas, mesas-redondas, painéis e seminários, debatendo os principais avanços e desafios do setor”, pontua.
LEIA TAMBÉM:
Para Gilnei, o que mais chamou a atenção foi o setor de exposição com peças e equipamentos do setor de manutenção.
“Os itens que ganharam mais destaque foram as redes e conexões de PEAD, assim como modelos mecânicos e digitais de hidrômetros, que fornecem maior precisão nas medições de consumo de água dos usuários”, comenta.
Congresso Nacional de Saneamento e a educação ambiental
O Congresso abordou diversos temas, como: tratamento de água e esgoto, gestão de resíduos sólidos, planejamento, política tarifária, controle de perdas, regulação, controle social, entre outros.
“Acompanhamos também a apresentação de diversos trabalhos técnicos e discussões em painéis e mesas redondas, com a presença dos mais renomados profissionais das áreas de saneamento e meio ambiente.
Destacam-se as ações para captação de recursos voltados à educação ambiental e para a inovação nos serviços públicos oferecidos pelo SAMAE”, afirma Rodrigo.
Sugestão de pauta