Indaial, Santa Catarina – Em 19 de Junho de 2023, o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCESC)anunciou a abertura de um procedimento de acompanhamento e fiscalização da obra de implantação do novo sistema viário de Indaial, incluindo a tão aguardada 4ª ponte, identificado como procedimento ACO 23/80057391.
Em acompanhamento para verificar o andamento e a regularidade das obras, uma equipe de Auditores do Tribunal de Contas realizou uma minuciosa visita técnica ao local da obra entre os dias 17 e 19 de Julho de 2023.
Durante essa inspeção inicial, os Auditores identificaram possíveis irregularidades na execução da obra, que os levou a compilar um relatório detalhado com quase 30 páginas.
Conforme apurado pelo Misturebas News, as irregularidades apontadas no relatório são preocupantes e incluem suspeitas de má-execução da terraplanagem, problemas na compactação do solo, falhas na execução da drenagem, pagamento por serviços que não foram realizados, execução de partes da obra em desacordo com o projeto, medição de serviços não executados, dosagem da mistura asfáltica menor do que a contratada, falhas na execução dos pavimentos e falta de controle das dosagens dos materiais.
>>LEIA TAMBÉM:
Os apontamentos do Tribunal de Contas alertam para a necessidade de observância das exigências técnicas das obras para garantia da qualidade das estruturas que estão sendo construídas e também para a segurança dos futuros usuários.
O Tribunal de Contas alertou que, se essas possíveis irregularidades não forem corrigidas de forma adequada, o Município de Indaial poderá enfrentar decisão que aponte para o desperdício de recursos públicos, pois pagou por serviços que não foram efetivamente realizados.
Em resposta às descobertas da equipe de Auditores, o Tribunal de Contas emitiu uma determinação em 30 de Agosto de 2023, instruindo o Município de Indaial a prestar esclarecimentos sobre as suspeitas de irregularidades identificadas durante a visita técnica.
O desfecho desse processo de fiscalização agora aguarda uma resposta do município para garantir a transparência e a eficiência na execução da importante obra viária.
A comunidade de Indaial e os órgãos envolvidos aguardam ansiosos por respostas claras e ações corretivas, visando o melhor interesse público.
Sugestão de pauta