Austrália – Uma tragédia abalou a cidade de Fitzoy Crossing, no norte da Austrália, nesta terça-feira , 22, quando um bebê de apenas 1 ano foi encontrado morto dentro de um carro durante uma forte onda de calor.
No momento da descoberta, os termômetros da cidade marcavam mais de 33ºC.
As autoridades locais estão conduzindo uma investigação para entender as circunstâncias desse trágico incidente.
Populares que testemunharam a cena agiram rapidamente e levaram a criança imediatamente para o hospital da cidade, que estava a menos de 200 metros de distância do local.
No entanto, segundo as informações do Portal R7, os esforços de reanimação não foram suficientes para salvar a vida do bebê.
Onda de calor em todo o mundo
Os incidentes associados às ondas de calor extremo estão se tornando mais frequentes em várias partes do mundo devido às mudanças climáticas.
Mesmo durante o inverno australiano, as temperaturas elevadas têm preocupado os moradores.
Especialistas da ONU alertaram que essas ondas de calor podem se tornar mais intensas e prolongadas, independentemente da estação do ano.
LEIA MAIS:
John Nairn, especialista em calor extremo da Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada à ONU, ressaltou que as massas de ar estagnadas, causadas pelo aquecimento global, estão contribuindo para essas ondas de calor mais intensas e frequentes.
“Isso é a consequência do aquecimento global que vemos aparecer muito rapidamente nos sistemas meteorológicos.
As pessoas estão muito relaxadas diante dos sinais. A ciência advertiu que chegaria a esse ponto.
E não para por aqui. Será mais intenso e mais frequente”, falou Nairn.
Além disso, ele destacou a urgência de lidar com os sinais das mudanças climáticas e expressou preocupação, especialmente para regiões como a América do Sul, onde temperaturas recordes têm sido registradas, como 40ºC em pleno inverno.
Nairn também alertou que ondas de calor graves e extremas podem se tornar um problema maior e constante:
“Infelizmente, tudo indica que ondas de calor graves e extremas possam passar a ocorrer a qualquer momento (do ano) antes do final do século”, finaliza.
Sugestão de pauta