O molhe do Rio Perequê será composto por três estruturas
PORTO BELO – Na terça-feira, 20 de junho, foi dada a largada para as obras do molhe do Rio Perequê em Porto Belo, marcando o início da construção de um projeto que promete se tornar uma nova atração turística na região.
A solenidade de assinatura da ordem de serviço aconteceu na praia, próxima ao canteiro de obras. No entanto, contou com a presença do prefeito Joel Lucinda, membros da diretoria da ACIP (Associação de Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo), líderes locais e a população.
O projeto do molhe, assim como o licenciamento ambiental, foi doado pela ACIP. Os associados da associação também custearão o investimento de R$ 13 milhões para a execução da obra, substituindo a outorga onerosa paga ao município.
O molhe do Rio Perequê será composto por três estruturas: um molhe principal com aproximadamente 360 metros de extensão, um molhe secundário com cerca de 200 metros e um terceiro molhe com 65 metros de comprimento, formando uma dársena em seu interior. Uma área destinada ao lazer e passeio da população também será construída no meio do projeto.
A construção dos molhes tem como objetivo melhorar a turbidez da água, reduzir a influência das marés do Rio Perequê e aumentar a vazão das águas que escoam no leito do rio. Com isso, minimizando a concentração de sedimentos na orla marítima. O prefeito Joel Lucinda destaca a importância da obra para o município, afirmando que além de contribuir para a limpeza da praia e o deslocamento do rio, certamente se tornará um novo atrativo turístico para Porto Belo.
LEIA TAMBÉM:
A ACIP ressalta que a obra não apenas melhorará as condições do balneário, o mais visitado de Porto Belo, mas também transformará a área em um novo cartão postal da cidade.
O presidente da ACIP, Maycol Marini, destaca que essa é mais uma das obras realizadas em parceria com a prefeitura, em um modelo inédito no país, visando impulsionar o desenvolvimento turístico, econômico e social, melhorando a infraestrutura e os equipamentos de lazer e realizando um antigo sonho dos associados e de toda a população.
Com as obras do molhe do Rio Perequê em andamento, Porto Belo se prepara para receber uma nova atração turística. Ela promete valorizar ainda mais o potencial da região, além de contribuir para a qualidade ambiental da praia e proporcionar novas opções de lazer para moradores e visitantes.
Sugestão de pauta