A transmissão ocorre pelo contato direto entre pessoas, objetos contaminados ou pelo ar.
Na última segunda-feira (12), uma jovem de 18 anos, identificada como Dâmilly Beatriz da Graça morreu em Blumenau após complicações causadas por uma bactéria. Segundo divulgado, a bactéria existente é chamada de Staphylococcus aureus. Ela é natural de Timbó.
O microrganismo, que pode ser encontrado na pele e em outras partes do organismo humano, é um dos agentes causadores de doença mais importantes no contexto da pediatria. A princípio, o neto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) morreu em 2019 devido a um quadro de infecção generalizada ocasionado pela mesma bactéria.
De acordo com o CNN, o caso foi relatado pela mãe da jovem, identificada como Daniela Veiga, em uma publicação nas redes sociais.
“A minha filha foi atingida por uma bactéria extremamente agressiva e de difícil reversão. O ponto de entrada da bactéria foi uma acne que ela tinha no rosto. Essa bactéria gerou uma infecção generalizada e ocasionou falência múltipla dos órgãos”, disse Daniela.
Na publicação, a mãe de Daniela agradece à equipe do hospital.
“Os profissionais não mediram esforços na tentativa de reversão do quadro. Com muita agilidade desde a chegada ao hospital no domingo rapidamente direcionando para a UTI, até o momento do seu óbito, na segunda”, afirmou.
Sobre a bactéria
Segundo a SBP, a bactéria faz parte da flora humana normal e pode ser encontrada na pele, nasofaringe e raramente no cólon e na vagina. Os recém-nascidos podem entrar em contato com a bactéria ao nascer. Estima-se que entre 20% e 40% dos adultos convivem com ela, sendo a área mais frequentemente colonizada uma estrutura presente no nariz.
• LEIA TAMBÉM: Funcionários do Hospital de Gaspar são flagrados pedindo pizza
A partir desta colonização, a bactéria pode ser introduzida na corrente sanguínea, um quadro chamado bacteremia. Ela pode causar infecções esporádicas ou epidêmicas, comunitárias ou hospitalares.
Em conclusão, a transmissão ocorre pelo contato direto entre pessoas, objetos contaminados ou pelo ar. Por fim, a bactéria também pode causar infecções de pele e outros tecidos, além de quadros de sinusite, pneumonia, meningite e sepse.
Sugestão de pauta