Lula sofre de um problema na articulação coxofemoral, também chamada de articulação do quadril
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), passará por uma intervenção cirúrgica para corrigir problemas no fêmur ( o osso da coxa, o maior do nosso corpo. Sua extremidade superior é o local onde o membro inferior se articula com a bacia, possibilitando a movimentação do quadril).
Inicialmente, Lula sofre de um problema na articulação coxofemoral, também chamada de articulação do quadril, um membro parecido com uma bola, localizada na cabeça do fêmur.
LEIA TAMBÉM:
Além disso, a deficiência de Lula caracteriza-se pela artrose de quadril ou osteoartrose, que é um desgaste da articulação coxofemoral, que é a maior articulação do nosso sistema musculoesquelético. A dor pela complicação aparece, principalmente, na região da virilha e na frente do quadril.
De acordo com informações do jornal O Globo, o próprio presidente está ciente da necessidade da operação e comenta com pessoas próximas que planeja realizá-la entre junho e julho.
Viagens de Lula comprometidas
Durante a passagem por Salvador, na semana passada, Lula chegou a falar no palco ao senador Otto Alencar (PSD-BA). Que é médico ortopedista, sobre suas dores.
“Eu estou com um problema na cabeça do fêmur, e você é ortopedista e sabe disso, porque você sabe que você tem que me curar, porque eu sou bom de bola, e não posso jogar mais”, disse.
Nesse ínterim, caso a operação ocorra nos meses de junho e julho, isso afetará a ida de Lula para o continente africano. O petista tem compromissos previstos em São Tomé e Príncipe, na África Central. Por fim, ele participará da Cúpula de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Sugestão de pauta