Um avião da Alemanha e outro da França estavam próximos demais do território russo
Nesta segunda (15), o Ministério da Defesa da Rússia se dirigiu ao Telegram para comunicar a interceptação de dois aviões de combate da OTAN. O fato ocorreu nos céus do Mar Báltico e, segundo os russos, um avião alemão e outro francês se aproximaram demais da fronteira com a Rússia.
LEIA TAMBÉM:
Apenas um caça do Exército russo foi enviado para o contato. Ainda de acordo com o comunicado oficial, a ação respeitou todas as regras internacionais:
“Depois de afastar os aviões militares estrangeiros da fronteira estatal da Rússia, o caça russo voltou ao aeródromo. Tivemos estrito respeito às regras internacionais de uso do espaço aéreo sobre as águas neutras, sem cruzar as rotas aéreas e sem se aproximar perigosamente de um avião estrangeiro” – escreveu o Ministério da Defesa.
Esta não é a primeira vez desse tipo de caso. No mês de março deste ano, dois caças russos derrubaram um drone norte-americano, Reaper MQ-9. O fato provocou uma grande tensão entre Rússia e EUA. No mês de abril, outro caça russo interceptou um avião da Armada alemã, também sobre o Báltico.
A OTAN, em defesa, diz que estas movimentações sobre o Mar Báltico são rotineiras e não buscam provocar a Rússia.
Sugestão de pauta