Parceria entre duas empresas, uma delas brasileira, garante a realização do teste em setembro
A organização 4 Day Week, que trabalha sem fins lucrativos, fechou uma parceria com a brasileira Reconnect Happiness at Work para realizar um teste com os trabalhadores brasileiros. Elas analisarão como o Brasil reagirá com uma jornada de trabalho de quatro dias (segunda à quinta).
Entre os meses de junho e julho deste ano, a dupla divulgará informações de como os testes ocorrerão. Não há pré-requisitos, qualquer empresa pelo Brasil poderá se inscrever para participar. O formulário de inscrição se encontra em www.4dayweekbrazil.com.
LEIA TAMBÉM:
O experimento terá início em agosto, com a adoção do novo modelo de trabalho ocorrendo em setembro. O custo para participar ainda será revelado.
“É um projeto com foco inicial no aumento da produtividade, mas que acaba resultando em ganhos para os indivíduos, suas famílias e para toda a sociedade. As empresas que adotaram a semana de trabalho de 32 horas percebem maior atração e retenção de talentos, envolvimento mais profundo do cliente e melhor saúde e felicidade dos colaboradores” – disse Renata Rivetti, diretora da Reconnect e especialista em Felicidade Corporativa.
Outro grande objetivo do teste é analisar a saúde mental dos trabalhadores. Atualmente, cerca de 59% das pessoas em 15 mil países enfrentam problemas mentais decorridos de seus empregos. O dado é da empresa de consultoria norte-americana McKinsey.
Emirados Árabes, Reino Unido, Bélgica, Islândia, Suécia e Espanha já realizaram os mesmos testes e apresentaram grande aprovação.
Sugestão de pauta