Os funcionários da Cia Hering, de Blumenau, anunciaram greve nesta quinta-feira, 11. Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem (Sintrafite), os trabalhadores do setor de malharia da empresa decidiram paralisar após não receberem o pagamento do Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PPR).
Por isso, os funcionários iniciaram a paralisação das atividades. Além disso, os motivos também estão definidos no pedido de mediação junto ao Ministério Público do Trabalho, tirado na assembleia de origem da greve.
Sindicato explica a paralisação
Segundo informações do sindicato, a Cia Hering informou aos funcionários que não haviam atingido as metas de 2022. Por isso, a empresa não repassaria o PPR.
Além disso, a direção da empresa também anunciou que daria um vale presente de R$ 500 para os trabalhadores. Ainda de acordo com o sindicato, a Cia Hering justificou a entrega do vale com a comemoração dos dois anos da fusão com o grupo Soma.
A empresa ainda criou uma comissão interna para debater o benefício, mas não convocou o sindicato para a reunião. Durante todo o ano, a empresa também não apresentou aos funcionários as metas do ano, bem como não divulgou os resultados obtidos pela empresa.
LEIA TAMBÉM:
Segundo o sindicato, trabalhadores relataram que um pequeno grupo da empresa teria recebido o PPR. Este grupo inclui analistas, supervisores, gerentes e líderes em geral. As informações dizem que esse grupo teria recebido 75% do salário como pagamento, um valor superior ao pago aos trabalhadores.
Por isso, após as denúncias, o sindicato se reuniu com a Cia Hering através de mediação do MPT. Durante a reunião, a empresa afirmou que:
“Por critérios internos realmente concedeu um determinado valor aos superiores hierárquicos e não para a produção. Mas que isso era de sua liberalidade e seus critérios – isso, tudo sem analisar os critérios de isonomia que o Sintrafite trouxe na reunião”.
Na manhã desta sexta-feira (12), a Cia Hering entrou em contato com o Misturebas News e repassou uma nota oficial, confira:
“A Cia Hering reitera que sempre esteve aberta às negociações sindicais e a ouvir seus colaboradores. Afirma, ainda, que as atividades da unidade seguem operando normalmente e reforça seu compromisso no cumprimento de todas as regras trabalhistas.”
Sugestão de pauta