Conversa entre líderes foi “longa e significativa”, segundo presidente ucraniano; China enviará representantes à Ucrânia
Nesta quarta (26), Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, publicou no Twitter que teve uma conversa direta com Xi Jinping, presidente da China. Os chefes de Estado discutiram sobre a guerra e as propostas chinesas por um acordo de paz com a Rússia.
“Tive uma longa e significativa conversa por telefone com o presidente da China, Xi Jinping. Acredito que essa ligação, assim como a nomeação de um embaixador da Ucrânia à China, dará um poderoso impulso no desenvolvimento das nossas relações bilaterais” – escreveu Zelensky.
LEIA TAMBÉM:
É a primeira vez que a China entra em contato direto com a Ucrânia, desde o começo da guerra, em fevereiro de 2022. A Rússia manifestou que ficou de olho na conversa:
“Notamos a prontidão do lado chinês em fazer esforços para estabelecer um processo de negociação” – disse Maria Zakharova, porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Rússia.
A CCTV, rede de notícias estatal chinesa, confirmou que o país enviará representantes do governo para a Ucrânia. O objetivo é agilizar a negociação de paz com a Rússia e evitar que a guerra escale para o nível global.
Sugestão de pauta