Plataforma de lançamento sofreu danos severos após a combustão dos 33 motores do maior foguete espacial da história
Na última quinta (20), o foguete Starship, da agência espacial SpaceX e o maior do mundo, sofreu falhas graves no lançamento. Poucos segundos após decolar, o foguete apresentou danos em quase todos os motores, forçando a companhia a acionar o comando de autodestruição, o que causou uma enorme explosão no ar.
Enquanto o bilionário Elon Musk e a própria SpaceX comemoravam o lançamento, mesmo com suas falhas, a base de lançamento apresentava sérios danos. Somente quando a poeira baixou que o estrago foi revelado.
LEIA TAMBÉM:
A combustão dos 33 motores do Starship abriu crateras no solo, arrebentou pedaços inteiros de concreto e torceu folhas de metal. Tal fato não é comum entre os lançamentos de foguetes espaciais, portanto, reforça o poder e perigo do maior do mundo até o momento.
Além dos danos em terra, uma nuvem de poeira e detritos acabou lançada para uma cidade nos arredores e para o Golfo do México. Elon Musk se dirigiu ao Twitter nos dias seguintes para comunicar que o lançamento contou com erros de cálculo e tempo:
“Há três meses, nós começamos a construir uma enorme placa de aço refrigerada a água para ficar sob o suporte de lançamento. Não ficou pronta a tempo e ainda calculamos erroneamente, baseados em dados estatísticos de incêndios, que o Fondag sobreviveria a pelo menos um lançamento. Parece que estaremos prontos para outra daqui a um ou dois meses” – escreveu Musk, admitindo erros e demonstrando positivismo.
3 months ago, we started building a massive water-cooled, steel plate to go under the launch mount.
Wasn’t ready in time & we wrongly thought, based on static fire data, that Fondag would make it through 1 launch.
Looks like we can be ready to launch again in 1 to 2 months.
— Elon Musk (@elonmusk) April 21, 2023
A base de lançamento texana não possui os mesmos cuidados que a base do Cabo Canaveral, da NASA, na Flórida. Portanto, um lançamento do porte do Starship demonstrou que os próximos precisarão de uma plataforma adequada e reforçada.
Sugestão de pauta