A Mesa Diretora da Câmara se reuniu com representantes das Escolas de Timbó para debater sobre as eleições do Parlamento Jovem, bem como o cronograma da próxima Legislatura. As eleições acontecem em 2023.
Os vereadores Edson José Bona, Douglas Emanuel Marchetti e Gilmara Maria Baddaratz Giotti representaram a Mesa Diretora. Além disso, a assessora parlamentar e coordenadora do Parlamento Jovem, Maike Letícia Link Bianchini, e o diretor Waldemar Gebauer, também participaram.
Durante o encontro os representantes das Escolas tiraram suas dúvidas e deram sugestões. A Legislatura atual é composta por 11 vereadores jovens, com o mandato de dois anos. Cada jovem vereador representa uma escola, sendo ela pública ou privada.
As Sessões Ordinárias acontecem quinzenalmente, sempre nas quintas-feiras. Nas sessões, os jovens discutem projetos, bem como trazem reinvindicações e assuntos de interesse da comunidade.
Além disso, durante ou após as sessões, o parlamento jovem trabalha diversos temas da atualidade com a presença de profissionais da área. Os jovens compartilham ou realizam atividades como concursos e campanhas sociais.
LEIA TAMBÉM:
Os jovens também estudam sobre política, conversam com autoridades e trocam ideias com parlamentares jovens de outras lugares. Também acontecem visitas em órgãos públicos municipais e entidades prestadoras de serviços, participação em eventos, estudos e palestras.
Aliás, para as eleições deste ano, o regulamento do Parlamento Jovem traz uma novidade: podem ser candidatos os alunos do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Já os eleitores votam a partir do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
Sugestão de pauta