Países-membros da OTAN, norte-americanos e franceses também demonstram poderio nuclear em resposta aos testes de países rivais
Na quarta (19), os EUA e a França acabaram lançando mísseis nucleares de teste no mesmo dia. Ambos os países possuem poderio nuclear suficiente para se defenderem de quaisquer ameaças.
Os norte-americanos possuem os mísseis Minuteman, lançados diretamente de silos. Na ocasião de quarta, um deles foi disparado de Vandenberg, na Califórnia. Em total, os EUA possuem 400 mísseis Minuteman, cada um com poder de 10 a 20 vezes das bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki, ao fim da Segunda Guerra Mundial.
LEIA TAMBÉM:
Os franceses lançaram o míssil M51 de um submarino chamado de ‘Le Terrible’. O míssil, disparado da costa da Bretanha até o Oceano Atlântico, possui sete vezes a potência da bomba de Hiroshima.
Os testes dos países ocidentais sinalizam uma resposta e provocação aos rivais orientais. Nos últimos meses, a Rússia anunciou a conclusão dos mísseis submarinos ‘Poseidon’, e a Coréia do Norte disparou diversos testes nucleares, alguns deles cruzando os céus do Japão e causando pânico.
O mundo vive, atualmente, uma nova Guerra Fria. Ainda mais perigosa e em maior escala, pois hoje mais países possuem arsenal nuclear em comparação aos anos 50 e 90.
Sugestão de pauta