Documentos vazados do Pentágono mostram conflitos entre a Marinha e o Exército mexicanos, o que chamou a atenção do presidente
Nesta terça (18), o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, acusou o Pentágono de espionar as Forças Armadas do país. O líder mexicano afirma que irá, a partir de agora, tornar todas as informações sigilosas:
“Agora vamos proteger as informações da Marinha e do Ministério da Defesa, porque estamos sendo alvo de espionagem do Pentágono” – declarou López Obrador.
LEIA TAMBÉM:
Recentemente, o serviço de inteligência principal dos EUA se deparou com um vazamento massivo online de documentos sigilosos. Os papéis contêm espionagem sobre os países envolvidos no conflito da Ucrânia, comentários sobre países aliados e, agora, dados sobre as Forças Armadas do México.
A informação que chamou a atenção do presidente mexicano veio do jornal norte-americano, The Washington Post. Na reportagem, os documentos vazados do Pentágono investigavam uma rixa entre a Marinha e o Exército do México. Assim que ficou sabendo, López Obrador se pronunciou.
Nos últimos meses, os EUA têm acusado fortemente a China de espionagem. No entanto, os norte-americanos não esperavam tamanho vazamento de dados da própria inteligência. A imagem dos Estados Unidos vai ficando cada vez mais manchada na geopolítica internacional.
Sugestão de pauta