Neste primeiro momento, serão 50 postos com seguranças armados com armas de fogo e 100 postos sem armas de fogo
Vigilantes que trabalharão nas escolas e creches de Blumenau passaram por treinamento no sábado, 15. Já uniformizados, os profissionais receberam capacitação e orientações para os trabalhos, que começam na manhã desta segunda-feira, dia 17.
Inicialmente, o prefeito Mário Hildebrandt, a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, o secretário de Educação Alexandre Matias, o presidente da Câmara de Vereadores Almir Vieira e o lídero de Governo Jovino Cardoso acompanharam parte do treinamento.
“Depois de dias tão difíceis, ver concretizada a contratação e as equipes em treinamento nos deixa emocionados. Fizemos uma verdadeira operação de guerra para que todas as unidades tivessem segurança para a retomada das aulas e pudéssemos dar essa garantia para alunos, professores e equipes das escolas e Ceis”, destaca o Prefeito Mário Hildebrandt.
LEIA TAMBÉM:
Medidas de Segurança
Além disso, neste primeiro momento, 50 postos com seguranças armados com armas de fogo e 100 postos sem armas de fogo. A partir da segunda-feira, dia 24, todos os seguranças estarão armados com armas de fogo. Blumenau terá 150 postos de vigilância, entre escolas e Ceis.
Equipes técnicas também visitaram todas as instituições de ensino para verificar possíveis vulnerabilidades na estrutura física das unidades. As manutenções e obras de melhoria nas instituições já estão ocorrendo e devem seguir nas próximas semanas. Assim, é importante destacar que a Secretaria de Educação já vinha realizando investimentos e implementando as medidas de segurança como muros e cercas nas escolas e CEIs mesmo antes do atentado ao CEI Cantinho Bom Pastor.
Além disso, um levantamento foi realizado para analisar a quantidade de câmeras de monitoramento necessárias em cada instituição. Com esses dados, a equipe de gestão está trabalhando na compra destes equipamentos com prazo de implantação de 15 a 20 dias. Porém, no total, serão 220 câmeras na entrada das unidades. Em um software, a Polícia Militar e equipes da Prefeitura por meio da Central de Controle Operacional terão acesso em tempo real às imagens das escolas e CEIs do município.
Além disso, botões de pânico serão instalados fisicamente em locais estratégicos nas unidades, interligados com a CCO e a Polícia Militar. Por fim, outra medida é o plano de contingência elaborado pela Secretaria de Defesa Civil juntamente com os órgãos de proteção.
Sugestão de pauta