A 3ª edição do Prêmio Turismo Responsável 2023 América Latina é promovido pela WTM
A Rota do Enxaimel é uma das 15 finalistas da 3ª edição do Prêmio Turismo Responsável 2023 América Latina. A premiação é promovida pela WTM Latin America, um dos principais nomes nas feiras de turismo do mundo.
Além de Pomerode, outras oito cidades brasileiras chegaram à final. Primeiramente, o prêmio tem o objetivo de destacar iniciativas que unam atividade turística com desenvolvimento sustentável e socialmente responsável.
A Rota do Enxaimel se destacou entre 66 projetos, avaliados por 18 profissionais que compõem o júri da premiação. Dentre as categorias de 2023, Pomerode se destacou na categoria Compras Locais, Artesanato e Gastronomia. Isso porque a rota reúne produtos complementares ao turista, bem como gera oportunidades para famílias pomeranas.
Além disso, um ponto destaque da Rota do Enxaimel se destacou pela criação de uma rede de produtos e serviços a partir da organização de artesãos, empresários e famílias de agricultores.
Após a fundação da associação Rota do Enxaimel, em 2021, a entidade teve um salto no número de associados de sete para mais de 30, bem como aumentou o número de visitantes da atração de 20 mil para 150 mil por ano.
Sobre a Rota do Enxaimel
Considerada a maior concentração de casas construídas na técnica Enxaimel, a Rota é um percurso tombado como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além disso, em 2021, a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu o roteiro entre as melhores vilas turísticas do mundo.
Um percurso de 16km reúne cerca de 50 casas, todas no estilo trazido por imigrantes alemães. Além da paisagem, a Rota proporciona a oportunidade de conhecer o modo de vida dos imigrantes, bem como experimentar pratos típicos e comprar produtos locais.
A Rota do Enxaimel fica no bairro Testo Alto, em Pomerode, e conta com uma comunidade rural de cerca de 3 mil pessoas. O passeio pode ser feito com veículo próprio, de bicicleta ou até a pé. Além disso, também é possível contratar o serviço de guias locais.
Sobre o Prêmio Turismo Responsável 2023 América Latina
Chancela que faz parte do Global Responsible Tourism Awards da WTM, o Prêmio Turismo Responsável 2023 América Latina chega à sua terceira edição. Todos os anos, o prêmio propicia aprendizado, compartilhamento de boas práticas, reputação e reconhecimento para as empresas e entidades que se inscrevem.
“É notória a evolução na qualidade dos candidatos a este prêmio. Desde o número de candidaturas até os dados apresentados, comprovando que o trade turístico latino-americano está cada vez mais tomando sua responsabilidade pelos impactos que causam nos destinos e comunidades e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do nosso setor. Os 15 finalistas que temos aqui são originais e replicáveis. Temos orgulho em poder dar luz a casos tão inspiradores”, diz Gustavo Pinto, conselheiro da WTM Latin America e coordenador do Prêmio.
A premiação reconhece iniciativas inspiradores e replicáveis em turismo sustentável e responsável, e ano após ano novos negócios com essa visão de trabalho chegam aos olhos do público.
Por fim, o principal objetivo do prêmio é provocar mudanças positivas no mercado da indústria de viagens e turismo.
Conheça os finalistas
Brasil:
- Rota do Enxaimel – SC
- Diáspora.Black – SP
- Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul
- Pipa Convention Bureau – RN
- Raízes Desenvolvimento Sustentável – MG
- Rede BATUC — Turismo Comunitário da Bahia
- Mobiliza São Luiz Sebrae – MA
- Toca do Kainã – SP.
Demais países:
- Equatur (Equador)
- Quinti Ecuador (Equador)
- Governo de Antioquia, (Colômbia)
- La Union Coffee Farm (Colômbia)
- Say Hueque (Argentina)
- Wilderness Patagonia (Argentina)
- Las Torres Patagonia (Chile)
Por fim, anúncio dos vencedores será na primeira semana de abril, durante a WTM América Latina, em São Paulo.
Sugestão de pauta