Além disso, a formação de uma frente fria deixa o tempo instável em Santa Catarina
, A Defesa Civil emitiu alerta na tarde deste sábado, 25, para a possibilidade de temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo para as regiões do planalto norte, médio e alto vale do Itajaí.
Além disso, a formação de uma frente fria deixa o tempo instável em Santa Catarina. Foram registrados 17 mm de chuva em Tangará e 6 mm em Monte Carlo e Caibi. A tendência é de manutenção nesta condição de temporais nas próximas horas.
LEIA TAMBÉM:
Tempo no domingo de acordo com a Defesa Civil
A princípio, no domingo, 26, será marcado por pancadas de chuva, que virão na forma de temporais isolados, chuva intensa em curto período do Extremo Oeste ao Litoral Sul e a Grande Florianópolis por conta da atuação de uma frente fria.
Assim, entre a manhã e à tarde, a frente fria avança pelo estado e combinada ao calor ocasiona pancadas de chuva, temporais e chuva intensa no no norte de SC, Vale do Itajaí e em localidades isoladas das demais regiões. Contudo, o risco para ocorrências relacionadas aos temporais (destelhamentos, queda de galhos, de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos pontuais) é alto nas áreas ao norte de SC e entre baixo a moderado nas demais regiões.
Entretanto, a partir do meio da tarde, com a aproximação de uma área de alta pressão. A tendência é de gradual melhora nas condições de tempo. Nas áreas mais próximas à divisa com o RS. O amanhecer terá temperaturas perto dos 14°C na Serra, de 18 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí e de 16 a 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 31 a 35°C no Baixo/Médio Vale, Litoral Norte, de 21 a 25°C em parte dos Planaltos. Além do Grande Oeste com 25 a 30°C nas demais regiões.
Ventos com direção norte a noroeste virando para sul/sudoeste ao longo do dia. Com moderada intensidade e rajadas de ventos (no em torno de 70 km/h) são esperadas, principalmente, em cidades do litoral e áreas próximas. Ainda, os ventos ocasionam agitação marítima (ondas de sul com altura de 1,5 a 2,0 m e picos de 2,5 m), com chance para ressaca. E um risco baixo a moderado para ocorrências, aponta a Defesa Civil.
Sugestão de pauta