Os 11 onze shows no Brasil trouxeram três princípios como base.
Não é novidade que todos os fãs da banda Coldplay esperaram muito pelos shows no Brasil. Mas o que ninguém esperava é que essa turnê seria a mais sustentável. Segundo divulgado, a atual turnê foi produzida exclusivamente para divulgar o álbum “Music Of The Spheres”.
De acordo com as informações, os 11 onze shows no Brasil trouxeram três princípios como base. O primeiro é em relação à última turnê e levanta a bandeira da redução das emissões de CO2 em 50% e também a redução de consumo e aumento da reciclagem.
Posteriormente, o segundo princípio é apoiar as novas tecnologias ecológicas e os métodos de turismo sustentáveis e com baixa emissão de carbono. E logo depois, por último, compensar os impactos provocados pelas apresentações nos shows.
Neste sentido, para evitar o uso de combustível fósseis, o Coldplay se alinhou a uma empresa chamada DHL. Segundo divulgado, a empresa é referência internacional no setor de transportes para diminuir o impacto da logística dos shows. Ela também da preferência a veículos elétricos e voos abastecidos com biocombustíveis.
Em seguida, a turnê também teve apoio da NESTE, que está fornecendo o biocombustível do tipo óleo vegetal hidrotratado. Outra novidade é a parceria com a BMW. A banda inglesa desenvolveu uma bateria móvel e recarregável que garante boa parte da energia necessária para os shows.
Do mesmo modo, nos shows, também existe em determinadas áreas das arenas pisos cinéticos instalados. Eles fazem com que a movimentação e o sacolejar dos fãs seja transformada em energia elétrica, qual é consumida ao longo das apresentações.
• LEIA TAMBÉM: Festival das Cervejarias de Timbó terá show nacional de rock gaúcho
Desde já, outra tecnologia divulgada é os painéis solares fotovoltaicos. Eles foram instalados atrás do palco e também ao redor dos estádios. Os shows começaram na Costa Rica, onde 99% da energia elétrica disponível vem de fontes renováveis.
Antes de mais nada, a Coldplay assumiu o compromisso de apoiar, com 10% do faturamento, ONGs que militam em prol do meio ambiente. A princípio, a cada ingresso vendido, a turnê promete ainda o plantio de uma árvore, além da proteção vitalícia de todas as mudas.
O PÚBLICO
No show, o público estará usando pulseiras de LED. Elas são feitas de materiais 100% compostáveis ou seja, à base de plantas. O objetivo é reduzir as produções de 80% das pulseiras. Todas elas são coletadas e esterilizada no final do show.
OUTRAS MEDIDAS
Os espaços de eventos serão solicitados a usar as melhores práticas ambientais, como a instalação de torneiras aeradas e vasos sanitários com baixa descarga. Tais melhoras servirão para evitar o desperdício de água. O conjunto será construído com materiais escolhidos por suas credenciais ambientais, como bambu.
Em seguida, existem os ofeitos como lasers e iluminação, que foram modificados para serem mais eficientes em termos de energia
Por fim, um aplicativo permitirá que os fãs planejem suas viagens de ida e volta para o show com as emissões mais baixas possíveis. Eles receberão um código de desconto para usar no local se se comprometerem com viagens de baixo carbono.
Sugestão de pauta