Embarcação estava à deriva no Pacífico e é mais uma das várias já encontradas no país
No último domingo (12), um submarino “fantasma” do narcotráfico colombiano acabou encontrado à deriva pela Marinha do país. Dentro dele, estavam 2,643 toneladas de cocaína, somando R$ 460 milhões. Dois corpos também estavam presentes e outras duas pessoas estavam com vida, mas debilitadas.
De acordo com os oficiais, o submarino estava a caminho de países da América Central, onde o narcotráfico também é forte. Ele estava com as válvulas de escape abertas, possibilitando que a água do mar entre e afunde a embarcação. Esta é uma das medidas padrões tomadas pelos narcotraficantes para fugirem das autoridades e impedirem as apreensões.
LEIA TAMBÉM:
Vários destes submarinos são conhecidos pela Marinha da Colômbia. Em 2020, outros do mesmo tipo também acabaram apreendidos com toneladas de drogas, somando milhões em lucro. Os narcotraficantes constroem estes submarinos em oficinas secretas pela Colômbia, o coração das operações.
“Feitos em casa”, as embarcações possuem lugar, geralmente, para apenas duas ou até quatro pessoas, fora o espaço para as drogas. Transportar os contrabandos pelo mar é mais seguro do que pelo ar, pois alguns radares costeiros não detectam os submarinos, por não possuírem praticamente nenhuma tecnologia.
Sugestão de pauta