Tiradas durante o pôr do Sol marciano, as fotos marcam semelhanças do planeta vermelho com a Terra
No dia 2 de fevereiro, o robô Curiosity, da NASA, fotografou dois fenômenos um tanto raros em Marte: raios solares e nuvens.
A agência espacial norte-americana divulgou as imagens para o público esta semana, após semanas de processamento e tratamento das fotos. Confira:
Os cientistas acreditam que as nuvens marcianas sejam formadas de dióxido de carbono ou gelo seco, sendo um pouco diferentes das nuvens vistas na Terra. Elas refletiram uma luz iridescente ao serem banhadas pela luz do Sol.
LEIA TAMBÉM:
“Onde vemos iridescência, significa que os tamanhos das partículas de uma nuvem são idênticos aos de seus vizinhos em cada parte da nuvem” – disse Mark Lemmon, cientista atmosférico no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, EUA.
A atmosfera de Marte é bastante fina e escassa, comparada à da Terra. Além disso, num futuro bem distante, a atmosfera marciana não existirá mais, o que resultará em um ambiente parecido com a Lua.
O robô Curiosity está no planeta vermelho desde 2021, com o propósito de, literalmente, agir como uma pessoa curiosa. Ele escava o solo, coleta amostras para estudo remoto e tira fotos do ambiente de Marte.
Sugestão de pauta