Cientistas se impressionaram com o fato das galáxias supermassivas terem nascido tão rápido após o Big Bang
Na quarta (22), um estudo científico publicado na revista Nature exibiu ao mundo a mais nova descoberta do telescópio espacial James Webb, da NASA: seis galáxias que desafiam “o começo de tudo”.
As seis galáxias são da classe ‘supermassivas’, que como a próprio nomenclatura diz, são colossais e cerca de 50 vezes maiores que a Via Láctea. Elas estão localizadas no ponto mais distante do universo, onde tudo é escuro e quase não há luz, indicando que é o ponto do tempo em que o Big Bang teve início.
“Esperávamos encontrar galáxias pequenas, jovens e bebês neste momento, mas descobrimos galáxias tão maduras quanto a nossa, no que antes era entendido como o alvorecer do universo” – afirmou Joel Leja, professor de Astronomia da Universidade Estadual da Pensilvânia, EUA.
LEIA TAMBÉM:
Em uma explicação rápida, quando olhamos para o universo, vemos tudo sempre ocorrendo no passado. Nunca no presente ou no futuro. Isso se deve ao fato do espaço entre cada objeto (planetas, estrelas, galáxias) ser enorme, fora da compreensão humana. Portanto, acaba gerando um atraso no tempo em que as luzes levam para chegarem aos nossos olhos, variando de minutos até bilhões de anos-luz.
A luz do Sol, por exemplo, demora cerca de 8 minutos para chegar até a Terra. As seis galáxias supermassivas descobertas estão a 13,1 bilhões de anos-luz de distância daqui, o que significa que as luzes demoraram 13,1 bilhões de anos-luz para chegarem aqui.
A descoberta desafia os estudos sobre o Big Bang. Segundo os cientistas, o ponto observado com o James Webb marca que o universo tinha 700 milhões de anos de idade. No entanto, as seis galáxias parecem muito mais velhas do que isso, deixando os cientistas chocados.
Por fim, a pesquisa afirma que, quanto mais o James Webb fotografa os confins do universo, mais ele chega perto do próprio Big Bang. Tal fato revolucionaria toda a astronomia existente, comprovando inúmeras teorias do passado e do presente.
Sugestão de pauta