Recurso melhora a experiência do cliente ao aliar a comodidade do Pix e acesso aos saldos de outras instituições financeiras
Primeiramente, informamos que o Sicredi foi autorizado recentemente a atuar como Iniciador de Transação de Pagamento (ITP). Com isso, os associados poderão realizar com segurança transações financeiras no aplicativo do Sicredi, em um primeiro momento via Pix, utilizando saldos dos diferentes bancos em que possuem conta.
A nova funcionalidade será liberada gradualmente aos associados. Essa é mais uma das etapas previstas na fase 3 do Open Finance liberada pelo Banco Central. A implementação da Iniciação de Pagamento representa ainda mais inovação e segurança, fatores prioritários para o Sicredi, que hoje conta com mais de 6 milhões de associados.
Quer saber mais sobre o Iniciador de Pagamento e como trazer seu dinheiro para o Sicredi por meio do Open Finance?
Acompanhe este post para saber mais.
Como funciona o Iniciador de Pagamento?
A funcionalidade traz praticidade e segurança nas transações de pagamento, uma vez que a proposta é permitir que os associados realizem transferências e, futuramente, pagamentos por meio do Sicredi, sem a necessidade de abrir o aplicativo de outras instituições.
Para associados do Sicredi, essa nova funcionalidade ocorre exclusivamente dentro do aplicativo e é disponibilizada gradualmente. Ou seja, após o lançamento, o processo será simples: o associado seleciona no menu do aplicativo do Sicredi a sessão “Open Finance” e escolhe a opção “Trazer meu Dinheiro”.
LEIA TAMBÉM:
A próxima ação é selecionar a instituição financeira de onde deseja fazer a transferência e definir o valor do pagamento. Logo após essa etapa, o usuário é direcionado ao ambiente da instituição escolhida e confirma a transação.
Em breve, novas funções serão lançadas, como a possibilidade de realizar pagamentos vinculados ao Shopping do Sicredi.
Grande crescimento no número de adesões
Esta nova possibilidade, de trazer dinheiro para o Sicredi por meio do Open Finance usando o Pix, une duas das inovações mais importantes implementadas pelo Banco Central nos últimos anos.
Mais praticidade para o seu dia a dia!
Conheça outras formas de utilizar o Pix no Open Finance.
Desde o lançamento do Open Finance no Brasil, a expectativa era de que, no ano de 2022, o sistema alcançasse 5 milhões de brasileiros, deixando o país no mesmo patamar do Reino Unido, que foi o pioneiro do Open Banking.
Porém, de acordo com recente declaração de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, em setembro de 2022, o número já passava de 7,5 milhões de pessoas que consentiram o compartilhamento dos seus dados por meio do serviço.
Outro dado importante é que, iniciadas em 2020, as operações por meio do Pix no Sicredi têm apresentado um crescimento expressivo de usuários ano a ano. A princípio, desde o início da operação, foram registradas mais de 1 bilhão de transações, o que representa uma movimentação financeira de quase R$ 810 bilhões por meio da funcionalidade.
Pela grande adesão, o Pix se tornou o primeiro meio de pagamento integrado ao Iniciador de Pagamentos no ambiente Open Finance.
Mais segurança para você
Na segurança do ecossistema do Open Finance, o associado é amparado por uma série de regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que dispõe sobre a utilização e o compartilhamento de informações pessoais. Ainda mais, os associados do Sicredi, ainda contam com o compromisso da instituição em adotar medidas de segurança, oferecendo mais tranquilidade e proteção nas transações financeiras.
A solução da Iniciação de Pagamento também traz mais praticidade, eliminando a necessidade de abrir mais de um aplicativo e digitar dados pessoais e bancários. Mas, a experiência fica otimizada com a redução do número de etapas.
Vale ressaltar também outros fatores de segurança da operação. Conforme regulado pelo Banco Central, o Iniciador de Pagamento não pode:
- Armazenar dados dos usuários para autenticar transações;
- Exigir dados além dos necessários para a iniciar a transação;
- Utilizar ou armazenar informações com outra finalidade, se não a transação de pagamento;
- Alterar o valor autorizado pelo usuário.
Conte com o Sicredi para proteger seus dados
Como medida de segurança, a autorização para o compartilhamento de dados ocorre apenas pelo nosso aplicativo.
Não solicitamos senhas de acesso, foto do cartão, token de acesso, código de identificação ou atualizações por meio de mensagens de SMS, aplicativo de mensagens ou ligações.
Você recebeu uma mensagem pedindo para compartilhar dados de origem suspeita? Por exemplo, um e-mail com erros de português, usando perfis ou telefones diferentes dos que você conhece? Redobre a atenção!
Para tirar dúvidas sobre qualquer oferta, entre em contato diretamente com a sua instituição financeira pelos canais oficiais. Então, confira os canais de atendimento do Sicredi.
Se você já é um associado, mas ainda tem dúvidas, procure o seu gerente. Estamos sempre prontos para te atender.
Visto que, se você não é associado, abra a sua conta. Por fim, o Sicredi conta com uma série de soluções financeiras com o objetivo de te auxiliar a ganhar mais e perder menos.
Sugestão de pauta