Tremor destruiu vários prédios nas cidades e até mesmo um castelo medieval preservado
Na manhã desta segunda (6), um tremor de terra de magnitude 7,8 na escala Richter atingiu o povoado de Kahramanmaras, nos arredores da cidade de Gaziantepe, Turquia. O terremoto também foi sentido na Síria, já que a região faz fronteira entre os países.
Vários prédios acabaram cedendo à pressão do tremor e caíram, nas cidades. Muitas pessoas morreram soterradas e outras estão desaparecidas nos escombros. No momento, o total de vítimas chega a 1.200 em ambos os países. O número pode aumentar a medida que os Bombeiros realizam os trabalhos de resgates.
LEIA TAMBÉM:
O famoso Castelo de Gaziantep, construído no Século 2, acabou parcialmente destruído pelos tremores. Sua estrutura estava bastante preservada, mas não resistiu ao forte terremoto. Confira o antes e depois do castelo medieval, exibido pela agência de notícias turca IHA:
Segundo moradores das regiões afetadas, eles acordaram com os tremores pouco antes do amanhecer e evacuaram as casas e prédios. Tanto a Turquia como a Síria passam atualmente por uma temporada de inverno rigorosa, com bastante neve e frio.
Ainda segundo os moradores turcos e sírios, vários tremores ocorreram após o principal de 7,8. As regiões afetadas ficam localizadas próximas às regiões de guerra civil na Síria, que perdura por mais de uma década.
Sugestão de pauta