Ele venceu Roberto Marinho na disputa pelo cargo
Em votação no Plenário do Senado, na tarde desta quarta-feira (1º), o Senador Rodrigo Pacheco foi reeleito Presidente do Senado Federal. O fato ocorreu com os 49 votos que o Advogado recebeu, derrotando seu adversário Roberto Marinho, que recebeu 32 votos no pleito.
A votação para o cargo aconteceu após a posse dos novos 27 senadores. Dessa forma, o senador e então Presidente do Senado, comandará a Casa pelos próximos dois anos (2023-2025), e assim se inicia a 57ª legislatura.
O atual Presidente do Senado contava com apoio do PT, MDB, PSD, PDT e algumas pessoas da União Brasil. Já o seu adversário, Roberto Marinho, contou com o apoio do PL, PP e Republicanos. No entanto, Pacheco ainda precisou contar votos para passar Marinho, pois era preciso ao menos 41 votos para o cargo.
Logo após o resultado da votação, Rodrigo Pacheco agradeceu os 49 votos e discursou sobre como busca desempenhar esse papel, “em obediência à Constituição Federal, às leis de nosso ordenamento jurídico e ao Regimento Interno desta Casa”. Também prometeu humildade, responsabilidade e comprometimento.
O advogado e senador Rodrigo Pacheco, agora reeleito a Presidente do Senado Federal, foi eleito pela primeira vez ao comando da Casa em 2019 pela União Brasil. Agora comandará novamente o Senado Federal pelo biênio de 2023-2025.
Sugestão de pauta