Estamos no Janeiro Branco, o mês de conscientização sobre a saúde mental. Nunca foi tão necessário falar sobre o assunto para a conscientização e a apresentação das ferramentas disponíveis para tratar as diversas situações.
“A vida pede equilíbrio!”. Esse é o tema deste ano da campanha nacional do Janeiro Branco que acontece em todo o país. Um movimento que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de se falar mais e mais a respeito da saúde mental.
Assim como diz o tema é preciso equilibrar nossas vidas que envolvem o excesso de informação, muitas responsabilidades, pouco sono, ansiedade, estresse, muito trabalho e pouco cuidado com a saúde. Isso reflete diretamente em como nos sentimos e aprendemos a lidar com tudo isso.
É preciso buscar ajuda quando se faz necessário deixando de lado o preconceito, o medo ou qualquer outro sentimento. Busque um profissional para identificar a sua situação e siga as orientações com responsabilidade. Contudo, uma simples tristeza que parece não passar pode se tornar uma profunda depressão se não for tratada. Um tratamento terapêutico também pode ser a solução para momentos de desânimo, incompreensão ou até mesmo isolamento.
O fato é que todos nós temos desafios e estamos suscetíveis a esses momentos. Então quando sentir que existe algo que você considera anormal do seu cotidiano, que está deixando você triste e sem vontade para fazer as coisas, dê uma atenção especial e peça ajuda.
TERAPIA
Encontre a terapia que você mais se identifica e procure saber mais sobre os seus sintomas. Tanto na rede pública como a privada possuem profissionais qualificados para lhe auxiliar.
Conhece as terapias integrativas? Já são 29 reconhecidas pelo Ministério da Saúde disponibilizadas em várias cidades através do SUS. Um projeto que tenho muito carinho e que gostaria de ver aplicado em nossa cidade. Aliás, aqui já utilizamos no CAPS.
Ter uma saúde mental equilibrada ajuda na qualidade de vida, do sono e na saúde de uma maneira geral. Muitas doenças são psicossomáticas e acabam atingindo o organismo originando inúmeros problemas. Visto que, é hora de valorizarmos o nosso bem mais precioso, a vida!
Procure ajude e oriente quem precisa!
Um abraço!
Sugestão de pauta