À 41 anos-luz de distância da Terra, o planeta completa um ano a cada dois dias
Na quarta (11), a NASA, através do telescópio espacial James Webb (sucessor do Hubble), descobriu um novo exoplaneta. Localizado à 41 anos-luz de distância, o planeta recebeu o nome científico de LHS 475 b.
A descoberta é a primeira do James Webb, que antes estava apenas tirando fotos de galáxias e estrelas. Observando a estrela vizinha, os cientistas detectaram uma grande ofuscação em seu brilho. Isso significa que um planeta passou em frente à estrela, tampando o brilho para os cientistas. Assim, eles descobriram a existência do LHS 475 b.
LEIA TAMBÉM:
Através deste mesmo modo de observar o trânsito ao redor da estrela, eles identificaram que o exoplaneta possui 99% do tamanho da Terra. Usando dados do Webb, eles averiguaram que o corpo é rochoso, mais um ponto parecido com o nosso planeta.
Ver essa foto no Instagram
Os pesquisadores afirmam que o LHS 475 b orbita muito próximo da estrela, o que poderia indicar que ele seja como Mercúrio, muito quente. Contrariando isso, a estrela em questão é uma ‘anã-vermelha’ e é bem mais fria que o Sol, podendo não esquentar tanto assim o planeta. Ele completa uma volta ao redor da estrela a cada dois dias, indicando que passa por um Ano Novo duas vezes seguidas, sempre.
Os cientistas da NASA estudarão mais a fundo, em colaboração com outros observatórios e agências espaciais pelo mundo. Eles esperam que o exoplaneta seja minimamente parecido com a Terra.
Sugestão de pauta