De acordo com o presidente do STF, Ibaneis Rocha não teria prestado apoio contra os manifestantes
O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi afastado das suas funções pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, após as manifestações do último domingo (08), em Brasília.
A decisão possui validade de 90 dias, e ocorre depois das invasões dos prédios do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto.
“Os desprezíveis ataques terroristas à Democracia e às Instituições Republicanas serão responsabilizados, assim como os financiadores, instigadores e os anteriores e atuais agentes públicos coniventes e criminosos, que continuam na ilícita conduta da prática de atos antidemocráticos”, disse Alexandre de Moraes.
Para Moraes, o comportamento ilegal e criminoso dos investigados não se confunde com o direito de reunião ou livre manifestação de expressão e se reveste, efetivamente, de caráter terrorista.
LEIA TAMBÉM:
Moraes disse que o afastamento de Ibaneis se justifica diante do cometimento de crimes como: atos preparatórios de terrorismo, associação criminosa e dano. Além de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
“A democracia brasileira não será abalada, muito menos destruída, por criminosos terroristas”, completou.
Sugestão de pauta