A farmácia fica localizada no andar térreo do Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, em frente à Policlínica, na rua Dois de Setembro
Criada para colaborar com a saúde pública e ajudar a população, a Farmácia Solidária, vinculada à Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), realiza a distribuição gratuita de medicamentos doados por laboratórios, clínicas, médicos e usuários. O objetivo principal é fornecer itens não padronizados na rede pública para a comunidade.
A princípio, em atividade há mais de 10 anos em Blumenau, o espaço, que fica localizado no andar térreo do Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, em frente à Policlínica, na Rua Dois de Setembro, no bairro Itoupava Norte, pode ser acessado por usuários do SUS e pessoas com convênios, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Além disso, qualquer pessoa, com uma receita médica válida, pode procurar a medicação na farmácia. Se o remédio estiver disponível, irá recebê-lo na hora. A Farmácia Solidária não entrega medicamentos psicotrópicos, aqueles com substâncias químicas que agem principalmente no sistema nervoso central, e medicamentos padronizados, ou seja, aqueles já distribuídos pelo SUS. Para esses, o usuário precisa se dirigir às unidades básicas de saúde da cidade.
LEIA TAMBÉM:
Coleta e descarte de remédios
Além da distribuição gratuita dos medicamentos, a Farmácia Solidária também mantém uma campanha permanente para coleta e descarte de remédios vencidos ou em desuso, encaminhando o material arrecadado para ser descartado corretamente, por meio de uma empresa especializada, contratada pela Prefeitura de Blumenau.
Nesse sentido, a quantidade arrecadada, e que será descartada, aumenta a cada ano e, em 2022, já passou de uma tonelada. Assim, os medicamentos vencidos ou impróprios para o uso também podem ser descartados pelo próprio usuário nas caixas coletoras das unidades de saúde do município.
Números da Farmácia Solidária
Em 2022 foram quase 10 mil. A coordenadora da Farmácia Solidária de Blumenau, Claudia Antunes, explica que os próprios funcionários da Farmácia Solidária vão até os doadores para coletar os medicamentos.
“Por questões de segurança e controle, apenas servidores da Farmácia, devidamente autorizados pela Semus, realizam as coletas, munidos de identificação funcional e um termo que deve ser assinado pelo doador. Chegando à unidade, os remédios passam por uma triagem, que é realizada por um farmacêutico, com o objetivo de garantir que os medicamentos doados tenham qualidade”, finaliza.
Seja parceiro da Farmácia Solidária
Por fim, a coordenação da Farmácia Solidária de Blumenau está em busca de parceiros para a confecção de novas caixas coletoras. Que ficarão disponíveis nos AGFs e ESFs do município.
Para mais informações: coordenacao.farmaciasolidaria@blumenau.sc.gov.br, com Claudia.
Sugestão de pauta