Marca é alcançada após 11 anos de registrados 7 bilhões de habitantes, mas deve demorar mais para alcançar os 9 bilhões
Nesta terça (15), a Organização das Nações Unidas (ONU) finalmente registrou que o planeta Terra agora abriga 8 bilhões de seres humanos. A marca chega após 11 anos desde o registro de 7 bilhões de habitantes mundiais.
Ainda segundo a ONU, o crescimento deve sofrer uma grande desacelerada a partir daqui. Em conjunto com o Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde (IHME) da Universidade de Washington e o IIASA-Wittgenstein Center de Viena, eles afirmam que pode levar até 15 anos para a humanidade alcançar 9 milhões de pessoas.
LEIA TAMBÉM:
Esse piso no freio se deve ao fato de as pessoas estarem fazendo cada vez menos filhos, o que constitui a queda na maternidade. As pessoas estão cada vez mais se informando sobre natalidade, métodos anticoncepcionais e a vida paterna. Além disso, muitas pessoas estão preferindo, simplesmente, viver a vida a sós.
Já quanto ao constante aumento da população mundial, esse número recebe um forte impulso através do aumento da qualidade da medicina e da tecnologia. Com tratamentos para AIDS, câncer e outras doenças, que antes eram impossíveis, a população mundial está vivendo muito mais. Isso se configura na queda da taxa de mortalidade e permite que as pessoas vivam por mais de 80 anos.
A ONU finaliza afirmando que a melhor projeção, para quando a humanidade alcançará 10 milhões de pessoas, será para o ano de 2080. A organização reafirma que apesar de precisa, é apenas uma projeção do futuro.
Sugestão de pauta