Nesta quinta-feira (10), começa a 32ª Schützenfest em Jaraguá do Sul, sendo a maior Festa de Atiradores do Brasil. Os portões do Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe abrem às 18h, com entrada livre, e para as 20h está marcada a cerimônia de abertura oficial da festa.
A princípio, o evento é aberto ao público e quem quiser, poderá acompanhar o ritual dos camarotes, no piso superior do Pavilhão “A”, que estarão abertos neste dia para os visitantes. Porém, a praça de alimentação estará funcionando a partir das 18h. “Convidamos a todos os munícipes e pessoas das cidades vizinhas a aproveitarem este momento para conhecer a festa, ver a decoração linda do parque e as atrações da 32ª Schützenfest”, convida o prefeito Jair Franzner.
Nesse sentido, como primeiro ato da cerimônia de abertura, após as boas-vindas, serão chamadas as majestades do tiro. Autoridades que serão recebidas pelo prefeito Jair Franzner, e os membros das 17 sociedades de tiro que participam da 32ª Schützenfest.
LEIA TAMBÉM:
“A cerimônia de abertura tem um ritual a ser seguido para manter todas as passagens tradicionais, onde o rei dos atiradores Thiago Perin e a rainha Ináurea Reincke Schmidt recebem as 17 sociedades que participam da festa, bem como as majestades e rainhas das sociedade. O ato serve para enaultecer e resguardar as tradições das festas de rei e rainha, simobilizada na Schützenfest que é o ponto alto de todas estas manifestações”, disse o diretor de Cultura do Município, Sidnei Marcelo Lopes.
Após os hinos, haverá os tiros simbólicos. Por fim, os grupos folclóricos farão uma representação da chegada dos imigrantes alemães no Vale do Itapocu. Em seguida, o prefeito assina o decreto da Schützenfest, onde ficam declarados abertos os festejos da Schützenfest. Porém, a sangria do primeiro barril de chope é o ponto que finaliza o ato. A partir daí, o público percorrerá os pavilhões da 32ª Schützenfest.
Sugestão de pauta