A candidatura de Tarcísio foi patrocinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
Neste domingo (30), Tarcísio de Freitas foi eleito o novo governador do estado de São Paulo. O ex-ministro do partido Republicanos derrotou Fernando Haddad, do partido PT.
Natural do Rio de Janeiro, ele foi eleito com 55% dos votos, ou 12.576.778 votos. O resultado foi confirmado às 19h22 com 93% das urnas apuradas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Seu adversário, Fernando Haddad, teve 44,65% dos votos, ou 10.148.696 votos. Votos nulos foram 6,7% e brancos, 4%. O índice de abstenção foi de 21,12%.
O estado de São Paulo, que é governado pelo PSDB há 28 anos, perdeu um representante do partido no primeiro turno, com a derrota do governador Rodrigo Garcia, que apoiou Tarcísio no segundo turno.
Haddad se manteve atrás de Tarcísio nas intenções de voto durante todo o segundo turno. Na reta final, entretanto, o Ipec passou a indicar empate técnico entre os dois. Na apuração, Tarcísio ampliou a margem e ficou quase sempre dez pontos percentuais à frente do petista.
• LEIA TAMBÉM: Ex-governador de São paulo João Doria anuncia desfiliação do PSDB
Em conclusão, a candidatura de Tarcísio foi patrocinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que designou seu auxiliar na pasta da Infraestrutura para concorrer em São Paulo,
Por fim, o novo governador terá ampla maioria na Assembleia Legislativa de São Paulo. Os partidos que o apoiam somam 63 das 94 cadeiras da Casa.
Sugestão de pauta