Segundo a prefeitura, o degrau arenoso é um fenômeno chamado de escarpa e acontece logo após eventos como as ressacas
Um enorme degrau apareceu na praia central de Balneário Camboriú, na última quinta-feira (20). O declive na areia chamou a atenção de turistas e moradores e surgiu dez meses depois do alargamento da orla da praia central.
Segundo a prefeitura, o degrau arenoso é um fenômeno chamado de escarpa e acontece logo após eventos como as ressacas, quando ondas fortes batem na costa. “Tivemos duas recentes”, diz o município, em nota.
A administração pública afirma que, “como já era previsto, temos contratado um projeto de contenção nesse pequeno espaço, que será feito com geotubos”. Nesse sentido, Geotubos são bolsas de contenção, com areia sobre elas, colocadas nos locais mais afetados. “O projeto da obra já previa no perfil de construção areia a mais para suprir a conformação e equilíbrio da praia ao longo do tempo.”
LEIA TAMBÉM:
Por fim, a obra de ampliação da Praia Central custou R$ 66,8 milhões e durou de março a dezembro de 2021. Segundo a Prefeitura, a areia, trazida por tubos do fundo do mar, aumentou a orla de 25 metros para 70 metros.
Sugestão de pauta