O motivo do desaparecimento das pessoas é não manterem o cadastro atualizado
A Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina não consegue encontrar 14,5 mil pacientes que aguardam cirurgias eletivas. O motivo é que o cadastro dos pacientes não possui um número de telefone válido.
“Desde julho temos equipes montadas nas macrorregiões do estado realizando esse trabalho de depuração da fila, os relatórios que nos tem sido apresentado nos preocupam, dos cerca de 26 mil pacientes procurados, mais de 14 mil não estão com o telefone atualizado. Nós solicitamos a todos os cidadãos que mantenham seus cadastros atualizados”, explica o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto.
A Saúde já fez a depuração de 26.428 inscritos. Outras 1.560 pessoas não têm interesse em fazer a cirurgia, enquanto 1.990 já realizaram. O relatório foi apresentado pela Central de Regulação da SES. De acordo com o cadastro, existem pessoas que aguardam desde 2017 até 2021.
LEIA TAMBÉM:
Nesse sentido, quando o telefone está indisponível, a SES encaminha aos gestores municipais seus dados para que procedimentos de contato sejam refeitos telefonicamente e presencialmente.
Número de cirurgias cresce em 2022
Contudo, em 2022, de janeiro até julho, o estado já superou o número de cirurgias de 2021. Foram 100.648 processos no primeiro semestre. Desde o início do ano, o Estado vem numa curva ascendente, saltando de 9.828 operações em janeiro para 17.112 intervenções em julho.
Sugestão de pauta