A cidade de origem alemã possui muita história, além de festivais, gastronomia e comércio especializado em tecidos
A cidade de Brusque, localizada no Vale Europeu, no estado de Santa Catarina, é um dos destinos turísticos mais procurados na Região Sul do Brasil por suas belezas naturais e arquitetônicas, além da grande quantidade de fábricas e lojas de tecidos e vestuário que atraem parte dos visitantes.
Embora seja conhecida como “A Cidade dos Tecidos”, Brusque oferece gastronomia herdada de seus imigrantes europeus, assim como uma arquitetura icônica, festivais, observatórios, praças e museus espalhados por toda a cidade que recebe de braços abertos seus visitantes.
Um pouco da história da cidade
A imigração para o local onde futuramente seria a cidade de Brusque começa depois da chegada do nobre austríaco Barão Von Schneeburg que trazia consigo 54 imigrantes alemães em agosto de 1860. O lugar onde se assentaram foi batizado de “Colônia Itajahy”.
Alguns anos depois, novos imigrantes chegaram e, em 1881, a cidade foi batizada de São Luiz Gonzaga. No entanto, em janeiro de 1890, a colônia foi renomeada para Brusque em homenagem a Francisco Carlos Araújo Brusque, presidente da província de Santa Catarina. Isso leva às tradicionais comemorações anuais de 4 de agosto, que relembram a chegada dos colonos alemães e não a criação do município.
Isto é, durante todo esse período, a cidade recebeu muita influência alemã, principalmente na gastronomia e arquitetura.
LEIA TAMBÉM:
Uma curiosidade interessante é que a cidade também recebeu muitos imigrantes dos Estados Unidos, fugindo da Guerra de Secessão em 1867. Com eles, vieram também imigrantes ingleses, irlandeses, italianos e, por último, os polacos. Só que, aqueles que vieram da Polônia, em 1875, trouxeram técnicas e maquinário de tecelagem que eram muito utilizados na Europa. Visto que, decidiram fundar diversas fábricas têxteis na região, transformando a cidade de Brusque em um polo nacional de produção de tecidos.
O que fazer na cidade?
Brusque possui muitas atrações turísticas para todos os tipos de gostos. Uma vez que, um dos principais passeios é a visita ao Parque Zoobotânico. Ele foi fundado em 1992, que fica na região central da cidade e possui uma área enorme com mais de 120 mil metros quadrados de mata nativa preservada, além de mais de 450 animais diferentes em exposição nos recintos.
Agora, para quem quer comprar roupas e tecidos, não existe lugar melhor no Brasil do que Brusque. Existem centenas de lojas e atacadistas, tanto de vestuário quanto de tecidos, e muitos lojistas do Brasil todo vão até lá comprar material, produzir os próprios modelos e vender roupas em suas lojas, tanto físicas quanto online. Aliás, cidade possui shoppings dedicados apenas para o comércio de vestuário, além de outlets e atacados.
Para aqueles que querem uma visita cultural e gastronômica, existe também a Fenarreco. Conhecida como a tradicional Festa Nacional do Marreco, é a maior de Brusque e uma das maiores de Santa Catarina. Ainda mais, o festival dura 11 dias e conta com gastronomia típica alemã. Dentre elas, salsichas, centenas de receitas diferentes de marreco, joelho de porco — o tradicional eisbein —, chopps, vinhos e licores tradicionais.
Sugestão de pauta