A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou a situação do estado neste sábado (10).
Na última sexta-feira (9), por volta das 15h00, fortes ventos foram registrados na cidade de Cascavel, no estado do Paraná.
De acordo com as informações, duas torres de alta tensão localizadas na Avenida das Torres, no bairro Parque Verde, foram derrubadas. Elas fazem parte de uma linha de distribuição de 138 mil volts. Folhas e galhos de árvores ficaram espalhados pelas ruas.
A Defesa Civil de Cascavel relatou que devido à chuva e aos fortes ventos a equipe já registrou ocorrências por destelhamento e inundação residencial.
Por conta disso, as equipes estão nas ruas entregando lonas e orientando a população. A região Norte da cidade é a mais afetada até o momento.
O forte temporal que atingiu a cidade, deixou cerca de 19.990 pessoas sem energia elétrica e as rajadas de vento chegaram a 65 km/h.
As equipes da Copel trabalham para restabelecer o fornecimento de energia a 24.531 consumidores. Em Toledo, 3.891 imóveis estão desligados.
Devido à gravidade da situação, os trabalhos de reparo devem se estender ao longo da tarde e noite de hoje.
SANTA CATARINA
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que neste sábado (10), a ação combinada da maré astronômica e a maré meteorológica, provocada pelo vento e agitação marítima, favorece a ocorrência de alagamentos costeiros.
• LEIA TAMBÉM: Defesa Civil registra ocorrências em 51 municípios em função do ciclone em SC
Após a atuação de uma massa de ar quente sobre SC, o avanço de uma frente fria pelo estado, provoca declínio acentuado das temperaturas em todas as regiões.
As temperaturas começaram a entrar em declínio a partir da madrugada de sábado (10), em áreas de divisa com RS e ao longo do sábado (10) nas demais regiões.
Todo o estado experimentará uma queda brusca de temperatura em torno de 10°C do Grande Oeste aos planaltos e entre 15°C e 20°C no litoral e no Baixo médio Vala do Itajaí. Por isso, nas áreas em amarelo do mapa o risco é moderado e nas áreas em laranja é alto risco.
Confira os horários de picos máximos previstos da maré astronômica:
• Itajaí: 13h30
• São Francisco do Sul: 15h15
• Joinville: 15h30
• Florianópolis: 14h45
Por fim, o risco para ocorrências é moderado nos pontos em amarelo do mapa.
Sugestão de pauta