É através das convenções que as legendas anunciam os candidatos que vão disputar os cargos eletivos nas eleições deste ano; prazo começou no dia 20 de julho
Conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral, os partidos políticos tem até esta sexta-feira (5) para realizarem suas convenções, dessa forma definindo assim os seus candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador, vice-governador, senador e respectivos suplentes e deputados federal, estadual e distrital nas eleições deste ano.
Prazo para as convenções havia começado em 20 de julho.
No caso das candidaturas a Presidência da República, no entanto, a maioria das definições foram anunciadas nas seguintes datas:
– 20/7: Ciro Gomes (PDT);
– 21/7: Luiz Inácio Lula da Silva (PT);
– 24/7: Jair Bolsonaro (PL);
– 24/7: Leonardo Péricles (Unidade Popular);
– 27/7: Simone Tebet (MDB);
– 30/7: Felipe D’Avila (Novo);
– 30/7: Sofia Manzano (PCB);
– 31/7: Pablo Marçal (PROS);
– 31/7: Vera Lúcia (PSTU);
– 1º/8: Roberto Jefferson (PTB); e
– 3/8: Soraya Thronicke (União Brasil).
LEIA TAMBÉM:
O atual deputado federal André Janones (Avante-MG), que a princípio disputaria a Presidência conforme anunciado no último dia 23 de julho, acabou retirando sua candidatura nesta quinta-feira (4), e manifestou seu apoio ao Ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva.
Número de eleitores aumenta em quase 10 milhões em relação a última eleição
Neste ano, o Brasil terá uma quantidade recorde de eleitores aptos a votar. Segundo informações do TSE, 156.454.011 brasileiros poderão comparecer às urnas. No entanto, comparado as última eleições, realizadas em 2018, o país ganhou 9,1 milhões de novos votantes.
Visto que, na eleição passada, 147.306.275 pessoas puderam votar, uma diferença de 6,2% em relação ao número de eleitores em 2022.
Sugestão de pauta