O ataque é o 308º tiroteio em massa no país.
Na última segunda-feira (4), um tiroteio no centro de Highland Park, cidade em Illinois, EUA, durante um desfile de 4 de julho deixou ao menos seis pessoas mortas.
De acordo com o porta-voz do Sistema de Saúde da Universidade NorthShore, Jim Anthony, um total de 31 pessoas foram transportadas para dois hospitais. A grande maioria tinha ferimentos de bala, enquanto outras se machucaram durante a fuga.
Posteriormente, a polícia estadual de Illinois destacou que seus agentes estão auxiliando na operação, e um porta-voz do FBI de Chicago pontuou que enviou recursos para o local no dia.
• LEIA TAMBÉM: Tiroteio em escola mata 14 crianças e uma professora nos Estados Unidos
A cidade de Highland Park, um subúrbio a cerca de 40 quilômetros ao norte de Chicago, informou que o desfile do Dia da Independência foi cancelado e pediu às essoas pessoas a evitarem o local.
Nesse ínterim, um “rifle de alta potência” foi encontrado em um telhado de uma empresa próxima ao local, onde a polícia entende como um possível local dos disparos, disse Christopher Covelli, porta-voz da Força-Tarefa de Crimes Graves do Condado de Lake. Ele acrescentou que o caso parecia ser “aleatório”, mas “intencional”.
“Tudo indica que ele foi discreto; ele era muito difícil de ver”, destacou, adicionando que “parece que o acesso ao telhado aconteceu por uma escada em um beco que não era seguro”.
As autoridades estão trabalhando na perícia da arma de fogo para descobrir quem a comprou, número de série, fabricante, entre outras informações, de acordo com o porta-voz do Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos, Kim Nerheim.
SUSPEITO DE 22 ANOS
Simultaneamente, as autoridades continuam as buscas pelo suspeito. Lou Jogmen, chefe da polícia de Highland Park, cidade em Illinois, EUA, disse que identificou Robert E. Crimo III, de 22 anos, como uma “pessoa de interesse” nas investigações sobre o tiroteio em massa no desfile de 4 de julho no município.
Acredita-se que ele esteja dirigindo um Honda Fit prata 2010 com placa de Illinois e numeração DM80653.
Dessa forma, várias agências policiais estão trabalhando para prender Crimo. Ele é considerado armado e perigoso, disseram autoridades.
RESTRIÇÃO DO ESPAÇO AÉREO
Por conta do ataque, a Administração Federal de Aviação está proibindo as aeronaves de sobrevoarem Highland Park no local do ataque.
A Restrição Temporária de Voo de oito quilômetros está em vigor até 914 metros acima do solo, exceto para “aeronaves de socorro”, sendo responsabilidade da direção do Departamento de Polícia da cidade.
308º tiroteio em massa nos EUA
O ataque em Highland Park, cidade de Illinois, nos Estados Unidos, é o 308º tiroteio em massa no país este ano, de acordo com dados compilados pela Gun Violence Archive, uma organização sem fins lucrativos que acompanha esses incidentes.
Em conclusão, a instituição define um “tiroteio em massa” aquele que tem quatro ou mais pessoas baleadas, sem contar o atirador.
Por fim, houve 11 tiroteios em massa nos primeiros quatro dias de julho, sendo três em 4 de julho. Eles aconteceram em Richmond, Virgínia; Chicago e Highland Park, de acordo com a Gun Violence Archive.
ASSISTA O VÍDEO
Ver essa foto no Instagram
Sugestão de pauta