A ligação da menina repercutiu nas redes sociais
O pedido de uma criança da cidade de Chapecó, foi divulgado pelo prefeito João Rodrigues (PSD), através das suas redes sociais na última quarta-feira (15), viralizou.
Uma menina que é deficiente, liga para uma mulher pedindo socorro. O auxílio não é para ela, mas para o pai que sofre de dependência química alcoolismo.
Na ligação ela chora, súplica, pedindo para alguém ajudar seu pai que está caído em uma rua. Os dois moram com um irmão menor de idade. Ainda segundo a menina, ninguém mais se importa com eles.
LEIA TAMBÉM:
O áudio chegou até o celular do prefeito João que resolveu averiguar a situação in loco. O homem foi encontrado, sujo e totalmente embriagado. As crianças estavam dentro de um carro, sozinhas e assustadas.
Chapecó realiza um trabalho de internação compulsória, onde o dependente químico é levado para clínicas de reabilitação, mesmo sem o seu consentimento.
Crianças irão para um abrigo
No vídeo, o pai conversa com o prefeito e acaba aceitando a ajuda. Enquanto ele estiver internado, as crianças serão atendidas por assistentes sociais, recebendo tanto cuidados médicos, quanto psicológicos.
O que é a dependência química
Reconhecida como uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química consiste nas consequências físicas e mentais trazidas pelo abuso de substâncias nocivas ao organismo. Elas podem ser tanto lícitas como o álcool e a nicotina quanto ilícitas como a maconha, cocaína e o crack, por exemplo.
Muitas pessoas acreditam que a doença não passa de um mero vício ou falta de caráter, o que não é verdade. A dependência química, além de doença, também é caracterizada como um tipo de transtorno mental. Isso porque o uso excessivo e descontrolado de drogas acaba por alterar a percepção do dependente químico, que muitas vezes não tem consciência da sua situação.
Ver essa foto no Instagram
Sugestão de pauta