Processo seletivo é gratuito e não terá provas; em Timbó, ainda restam 22 vagas e Indaial, 51 vagas
Vão até esta quarta-feira, dia 15 de junho, as inscrições da seleção complementar que preencherá 3.428 vagas para trabalhar como recenseador em Santa Catarina. Ainda há vagas em 290 municípios do estado. Das vagas oferecidas, 2.096 são destinadas à ampla concorrência, 1.017, às pessoas pretas ou pardas (PPP), e 315, às pessoas com deficiência (PcD). Se as vagas dessas duas últimas opções não forem preenchidas por falta de candidatos, poderão ser ocupadas por candidatos da ampla concorrência.
Esta nova fase das seleções não terá prova. A inscrição é gratuita. Trata-se de vagas não preenchidas ao final do processo seletivo do edital no 10/2021, que teve o resultado divulgado em maio.
Com o menor índice de desocupação do país (4,5% no primeiro trimestre de 2022), Santa Catarina teve preenchidas apenas, na primeira seleção, 49,3% das vagas (inicialmente, havia 6.761 vagas).
• LEIA TAMBÉM: Café Musical com Coletivo Lá-415 é neste domingo em Timbó
Em Blumenau, restam 201 vagas – é o município catarinense com a maior quantidade. Em Gaspar, ainda há 53 vagas; em Indaial, 51; em Pomerode, 23; em Timbó, 22; em Apiúna, Ascurra, Rio dos Cedros e Benedito Novo, 7 em cada município; em Doutor Pedrinho e Rodeio, 5 em cada um.
As inscrições devem ser feitas online no Portal do IBGE, no qual se deve preencher e enviar o formulário de inscrição. No portal, há o quadro de vagas por município.
O pré-requisito para o trabalho é o ensino fundamental (antigo 1º grau) completo. Há posteriormente, para classificar os candidatos, uma análise de títulos na qual o ensino fundamental valerá 1 ponto; o ensino médio (antigo 2º grau) incompleto, 3 pontos; o ensino médio completo, 5 pontos; o ensino superior incompleto, 7; e o ensino superior completo, 10.
Os requisitos para a vaga incluem ter 18 anos completos na data da contratação, que ocorrerá em julho; estar em dia com as obrigações eleitorais e as obrigações militares; não se encontrar na condição de sócio-gerente ou administrador de sociedades privadas, o que abarca os Microempreendedores Individuais (MEI). A lista completa de requisitos consta no ponto 2 do edital.
No momento da contratação, deve ser apresentada documentação original ou cópia autenticada.
O recenseador recebe por produção. O IBGE tem um simulador online que estima o salário com base no município de atuação e nas horas semanais trabalhadas, que são flexíveis (é esperado, no entanto, um mínimo de 25 horas de trabalho por semana).
Em Joinville, por exemplo, o salário estimado para 40 horas semanais de trabalho é de R$ 2,3 mil, e para 25 horas, de R$ 1,4 mil. A esses valores deve ser acrescentado o 13º salário, que é proporcional ao período trabalhado e baseado na média de remuneração do tempo em que se atuou.
O trabalho está previsto para durar três meses, de 1º de agosto a 31 de outubro, período de coleta do Censo, e inclui ainda cinco dias de treinamento em julho.
Sugestão de pauta