A nova embalagem possui uma tampa acoplada à garrafa.
No início da última semana, a Coca-Cola anunciou que estava colocando no mercado uma nova versão da tampa das garrafas plásticas. A ideia surgiu como uma nova forma de resolver o problema conectando a tampa à garrafa.
A nova embalagem possui uma tampa acoplada, um design que deve facilitar a reciclagem de toda a embalagem de uma só vez, e assim manter as tampas fora do lixo.
De acordo com as informações da empresa, as garrafas de plástico das marcas britânicas Coke, Coke Zero Sugar, Diet Coke, Fanta, Sprite e Dr Pepper terão tampas coladas até o início de 2024. A transição aplica-se apenas a garrafas do Reino Unido.
>> LEIA MAIS: Câmera flagra cão roubando salame dentro de padaria em Criciúma
“É uma pequena mudança com a qual esperamos ter um grande impacto, garantindo que, quando os consumidores reciclarem as nossas garrafas, nenhuma tampa seja esquecida”, explicou Jon Woods, gerente geral da Coca-Cola na Grã-Bretanha, numa declaração de terça-feira (17).
Sabemos que o plástico é um grande problema ecológico, principalmente se for descartado incorretamente. Os plásticos se quebram em microplásticos, tais quais acabam no ar e nos oceanos, prejudicando a vida marinha. Com isso, eles podem aparecer nos nossos alimentos ou nos pulmões, trazendo enormes problemas de saúde.
A preocupação vai além das reputações e a saúde do planeta: há também a ameaça de regulamentos governamentais. Segundo as informações divulgadas pela CNN, a União Europeia exige que tampas sejam fixadas a algumas garrafas de plástico como parte da sua diretriz relativa aos plásticos de uso único. As empresas têm de cumprir a regra até ao final de 2024.
Contudo, esta mudança da Coca-Cola no Reino Unido faz parte da sua iniciativa global “Mundo sem Resíduos”, que estabelece o prazo de 2030 para ajudar a recolher e reciclar garrafas ou latas vazias vendidas pela empresa. Além disso, ainda segundo a CNN, ela pretende fabricar suas latas e garrafas com 50% de material reciclado até 2030 e tornar a embalagem 100% reciclável até 2025.
Alguns ambientalistas criticaram os esforços da Coca-Cola.
“Independentemente de as tampas de plástico estarem presas, a empresa ainda produz bilhões de garrafas de plástico de uso único todos os anos, prejudicando o nosso ambiente, as nossas comunidades e o nosso clima, e impactando a nossa saúde”, declarou Graham Forbes, líder mundial do projeto de plásticos no Greenpeace USA.
Muitos ambientalistas ainda defendem somente uma mudança para recipientes reutilizáveis.
“Se realmente querem resolver a crise do plástico e do clima, a Coca-Cola deve concentrar-se em reduzir o plástico duplicando o seu objetivo de reutilização e uso de refil para 50% até 2030”, opinou Forbes.
Sugestão de pauta