Cidade de Odessa tem um dos principais portos do país
O Corpo de Bombeiros de Odessa, na Ucrânia, controlou as chamas de um ataque russo, que atingiu uma das principais cidades do país. O ataque foi registrado na última terça-feira (10).
Em um discurso desafiador do Dia da Vitória na segunda-feira, Putin fez um apelo aos russos a lutarem por sua pátria, mas ficou em silêncio sobre os planos de invasão da Ucrânia.
Na Ucrânia, não houve trégua nos combates, com ataques russos a alvos no leste e no sul e um esforço renovado das forças do Kremlin para derrotar as últimas tropas ucranianas que resistiam em uma siderúrgica nas ruínas de Mariupol.
Leia também: Prefeitura assa 20 mil kg de costela na cidade de Parauapebas
Pelo menos 100 civis permanecem presos na siderúrgica, que seguiu sob forte fogo russo, disse um assessor do prefeito de Mariupol nesta terça-feira. A região foi atacada 22 vezes nas últimas 24 horas.
Em Moscou, durante o desfile anual, Putin disse aos russos que eles estavam novamente lutando contra os “nazistas”.
“Vocês estão lutando pela Pátria, por seu futuro, para que ninguém esqueça as lições da Segunda Guerra Mundial. Para que não haja lugar no mundo para carrascos, castigadores e nazistas”, disse Putin.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, em seu próprio discurso na segunda-feira, prometeu que os ucranianos vencerão.
“No Dia da Vitória sobre o nazismo, lutamos por uma nova vitória. O caminho para isso é difícil, mas não temos dúvidas de que venceremos”, afirmou Zelenskiy.
Sugestão de pauta