O cadastro é liberado pra pessoas de baixa renda, o que não se aplicaria ao secretário.
Nesta terça-feira (26), o Portal Misturebas recebeu uma denúncia, onde um documento mostra o uso de um benefício do governo para um dos filhos do Secretário de Educação e vereador licenciado de Indaial.
Na denúncia, consta que um dos filhos de Marcio Selhorst, Gustavo Selhorst, estaria incluído no CadÚnico, um benefício do governo para famílias de baixa renda. Lembrando que Márcio possui outro filho, A. S, este com deficiência visual.
Na imagem podemos ver o nome de Gustavo na lista dos bolsistas que estão listados para receber o benefício.
Bolsa Estudante
O programa Bolsa Estudante é uma iniciativa do Governo de Santa Catarina criada para combater a evasão escolar de estudantes do Ensino Médio regular e Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual.
Garantido até o final de 2024, o programa vai oferecer um auxílio financeiro de até R$ 6.250, que será pago aos estudantes elegíveis em 11 parcelas de R$ 568 e, neste ano, serão retroativas ao mês de fevereiro.
Para receber o auxílio, além de estar matriculado no Ensino Médio regular ou Ensino Médio da EJA em escolas da rede estadual, o estudante deve pertencer a uma família inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
>>LEIA TAMBÉM: Desmanche em Indaial é descoberto pela Polícia Civil com veículos furtados
Cadastro Único para Programas Sociais ou CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda.
Até dois integrantes de uma mesma família poderão receber o benefício.
SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO
O Portal Misturebas entrou em contato com o atual secretário de educação, Marcio Selhorst, que informou que não entrou com nenhum pedido para receber o benefício.
Ao saber do ocorrido, a mãe de Gustavo, Giane, foi até a escola informar que não podiam receber o benefício. Em contrapartida, a escola informou que o benefício veio por parte do estado.
Ainda, Márcio enviou um documento ao Misturebas, assinado por sua esposa, Giane Deisy Lein Selhorst, informando que não querem receber o benefício.
“Eu, Giane Deisy Lein Selhorst, mãe do aluno Gustavo Selhorst acima mencionado, informo que o mesmo não irá fazer uso deste benefício.”
Tem um grande equívoco nisso tudo, acabei de verificar com a assistência. Comentaram que quem tem cadastro único atualizado, no caso dele, é incluído para receber. Mas nós não achamos justo e não pretendemos receber, relatou Márcio ao Misturebas.
Sugestão de pauta