As palestras acontecem conforme a solicitação e necessidade de cada escola.
Na última semana, profissionais da Equipe de Apoio Especializado da Secretaria de Educação de Indaial iniciaram um período de formações para professores e orientadores de escolas da rede municipal de ensino. Os encontros acontecem nos próprios espaços educacionais e são relacionados à consciência fonológica e às dificuldades de aprendizagem na área de matemática.
Em uma parceria entre a psicopedagoga e fonoaudióloga da SED, as formações são destinadas a professores do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, bem como às educadoras do ProMais, AEE e orientadoras pedagógicas. Assim, as palestras acontecem conforme a solicitação e necessidade de cada escola.
Nas formações ministradas pela psicopedagoga da Secretaria de Educação, Maristela Michels Welter, ao trabalhar com o tema “Pensar Lógico”, busca-se minimizar a defasagem escolar, especialmente na parte da escrita e cálculos. Os professores perceberam que as crianças estão apresentando dificuldades em aprender os conceitos matemáticos e, por isso, através da formação, são sugeridas novas maneiras de repassar o conteúdo aos alunos, principalmente de forma lúdica.
Além disso, durante o processo de alfabetização, também é necessário desenvolver algumas habilidades para o aperfeiçoamento da escrita e leitura. Diante disso, a fonoaudióloga da SED, Shirlley de Andrade Teixeira Lueders, realiza formações sobre “Consciência fonológica”, a qual está relacionada à capacidade de identificar, segmentar, sintetizar e manipular os sons da fala.
Dessa forma, os participantes absorvem o tema através de vivência e realização de jogos referentes à consciência de rimas, aliterações, sílabas e fonemas.
➡️ Veja também: Santa Catarina tem 12 mortes confirmadas por dengue
“Nós, enquanto Secretaria de Educação, estamos à disposição para apoiar os profissionais em todas as circunstâncias e desafios que surgirem nos espaços escolares. É através da orientação correta que podemos mudar determinados cenários e atingir nossos objetivos em sala de aula”, comenta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.
Sugestão de pauta