O plano de evacuação deve ser elaborado por cada instituição de ensino.
Conforme informações da Prefeitura de Indaial, na última terça-feira, dia 22 de março, profissionais e crianças da Unidade de Educação Infantil Pinguinho de Gente realizaram, na UEI, o treinamento do Plano de Fuga, uma simulação que busca preparar todos os envolvidos quanto aos procedimentos de evacuação da Unidade em possíveis situações de emergência.
➡️ Veja também: Procon de Blumenau divulga pesquisa de preços de chocolates para a Páscoa
O treinamento ocorreu no período da manhã e à tarde. Na ocasião, houve o toque de uma sirene e todas as turmas, instruídas pelas profissionais da UEI, precisaram se deslocar até um ambiente externo, denominado “ponto de encontro”. No local, todos se reuniram para conferir a lista de presença.
Desde janeiro, profissionais da UEI Pinguinho de Gente participam de formações para definir suas funções em eventuais casos de emergência, além de serem instruídos quanto aos critérios e procedimentos corretos para realizar a evacuação de forma organizada e segura. Assim, por meio da simulação, é possível colocar em prática as medidas estabelecidas durante as formações.
O plano de evacuação deve ser elaborado por cada instituição de ensino, conforme as peculiaridades de suas instalações. Em virtude da pandemia, as formações para a realização do Plano de Fuga foram adiadas para evitar encontros presenciais, às quais começaram a ser retomadas em 2021 e estão tendo continuidade neste ano.
“As simulações nos espaços educacionais garantem a segurança de adultos e crianças em circunstâncias que exigem o devido preparo. Por isso, ao se deparar com cenários de risco, é fundamental que as pessoas saibam como proceder, evitando danos para a saúde dos envolvidos e preservando a vida de cada um”, ressalta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.
Sugestão de pauta