A medida abrange todas as áreas de saúde sendo pública ou privada.
Na última segunda-feira (14), a Prefeitura de Blumenau, por meio da SEMUS, publicou a Portaria nº 874, a qual fala sobre o uso de máscaras em serviços de saúde.
O documento define o uso obrigatório do item tanto nos serviços de saúde públicos quanto nos privados.
A princípio, a medida abrange todos os profissionais e usuários de serviços que prestam assistência em saúde ambulatorial, pré-hospitalar e/ou hospitalar, independente das atividades realizadas.
>> LEIA MAIS: Homem sai para trabalhar e tem residência violada em Pomerode
Posteriormente, as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o tipo e modo de uso dos equipamentos de segurança estão estabelecidas na Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 04/2020, revisada em 9 de março de 2022.
Em síntese, o documento leva em consideração ainda a importância do uso universal de máscaras de proteção facial nos serviços de saúde e nas instituições de longa permanência para idosos, no contexto da pandemia de Covid-19.
De acordo com as informações, o prefeito Mário Hildebrandt explica que “a decisão do município segue orientação dos principais órgãos de saúde do país”.
“Como os estabelecimentos que fazem atendimento ambulatorial, pré-hospitalar e/ou hospitalar reúnem pessoas com diferentes situações e em alguns casos a saúde dos usuários já está comprometida, é importante o uso da máscara para minimizar o risco de contágio pelo vírus”, pondera.
Sugestão de pauta