Além disso, um ataque a uma torre de televisão deixou pelo menos mais cinco mortos.
Na manhã desta terça-feira, 1 de março, um ataque ao prédio do governo de Kharkiv deixou pelo menos dez mortos na Ucrânia. Conforme informações do assessor do Ministério do Interior, Anton Herashchenko, “Os escombros estão sendo removidos e haverá ainda mais vítimas e feridos”.
A explosão atingiu o prédio e seus arredores, deixando além das vítimas fatais, mais de 35 pessoas feridas. Após a chegada das equipes de resgate, um segundo foguete teria atingido o prédio, que caiu.
“A Freedom Square foi atingida por um míssil de cruzeiro. Houve um segundo golpe de um foguete semelhante que atingiu o prédio depois que os socorristas chegaram (em 5-7 minutos). Um terço do prédio da administração caiu”, disse Herashchenko em um post no Telegram.
O prédio governamental fica localizado na principal praça da segunda maior cidade da Ucrânia. A praça, denominada como “Praça da Liberdade” é um marco arquitetônico do país.
LEIA TAMBÉM: Pai estupra o próprio filho de quatro anos em Apiúna
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, classificou o ataque como terrorista. “O foguete na praça central de Kharkiv é um terror aberto e descoberto. A Rússia é um estado terrorista. Ninguém vai perdoar. Ninguém jamais esquecerá.”
Além do ataque ao prédio ocorrido pela manhã, no início da tarde um foguete atingiu uma torre de televisão localizada em Kiev, capital da Ucrânia. Conforme do Ministério do Interior ucraniano, ao menos cinco pessoas foram mortas durante o ataque e outras cinco ficaram feridas.
Além de deixar mortos e feridos, o ata que também interrompeu o funcionamento dos canais de informação. Equipes trabalham para tentar normalizar a situação. Durante esta terça, a Rússia emitiu um alerta de aviso que atacaria estruturas relacionadas a comunicação da Ucrânia, entre outros pontos citados.
Sugestão de pauta