Também será observado o prazo mínimo para completar o esquema vacinal.
A Secretaria de Saúde de Timbó, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica, alerta sobre o esquema vacinal contra a Covid-19 para quem vai viajar ao exterior.
Para tanto, basta se dirigir ao Centro de Vacinação, localizado no Jardim Botânico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, sem necessidade de prévio agendamento.
De acordo com o secretário João Alfredo Berri, é necessário levar os documentos pessoais e comprovar a viagem apresentando apenas uma cópia da compra da passagem.
>> LEIA MAIS: Polícia prende autor de feminicídio em Presidente Getúlio
Também será observado o prazo mínimo para completar o esquema vacinal, conforme o que recomenda a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19:
• que não completaram a série primária de vacinação com duas doses da vacina contra covid-19, poderão antecipar a segunda dose respeitando o intervalo mínimo de 21 dias para a vacina da Pfizer/Wyeth e 28 dias para a vacina AstraZeneca/Fiocruz (esquema homólogo);
• que completaram a série primária de vacinação com duas doses da vacina Sinovac/Butantan e terão como destino países cujos órgãos regulatórios não incluíram este imunizante até o momento na sua lista de vacinas autorizadas, poderão receber uma terceira dose de outro imunizante aceito pelo país de destino (esquema heterólogo). Neste caso, o intervalo mínimo entre a série primária de vacinação e a terceira dose do outro imunizante será de 28 dias.
• Estados e Municípios poderão avaliar as situações individualmente com intuito de encontrarem o melhor esquema vacinal, de acordo com a disponibilidade do imunógeno, que garanta proteção e segurança ao indivíduo, pautados em diretrizes nacionais respaldadas cientificamente.
• As orientações supracitadas nos itens 1 e 2, poderão se estender a pessoas do núcleo familiar (pai, mãe, filhos e cônjuges), desde que comprovada a viagem ao exterior.
Sugestão de pauta