Em Foz do Iguaçu, o preço médio do litro da gasolina é R$ 6,14, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP).
No Brasil, a gasolina acumula alta de 73,4% em 2021. Foram onze aumentos de janeiro até a última sexta-feira (29). Muitos brasileiros estão saindo do Brasil para ir até Porto Iguaçu, na Argentina comprar gasolina, já que lá está praticamente pela metade do preço.
Em um dos postos procurados pelos brasileiros, o litro da gasolina super, que corresponde à aditivada no Brasil, custava o equivalente a R$ 3,10.
Os brasileiros têm cruzado a Ponte Tancredo Neves e enfrentado fila para abastecer em Porto Iguaçu, na Argentina, e economizar. O município é ligado ao Brasil por Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
>> LEIA MAIS: Governo libera recursos para asfaltar estrada paralela à BR-470 entre Indaial e Ascurra
A dona de um dos postos de Porto Iguaçu contou que ela mesma precisou começar a atender os clientes por causa da alta demanda. A alta procura de brasileiros por combustíveis pegou os donos dos postos de surpresa, em Porto Iguaçu.
Em um deles, por exemplo, segundo a gerente, 90% dos clientes nos últimos dias eram brasileiros. Por isso, chegou faltar combustível nas bombas.
Para o brasileiro João Ferreira, nem a fila para fazer teste de Covid na aduana argentina e nem tempo de espera na fila o desanimaram a buscar a gasolina mais barata. Para organizar o atendimento, os postos têm fila pra argentino e para brasileiro.
Sugestão de pauta