A iniciativa se deu em função do imenso prejuízo que os produtores rurais sofreram em decorrência de fenômenos climáticos.
Fenômenos climáticos podem ser aliados, mas também vilões para quem é produtor rural. Nos meses entre setembro e outubro deste ano de 2021, os ruralistas do estado de Santa Catarina, sofreram com os prejuízos ocasionados pelo fator clima.
Em contrapartida com o apoio do Governo do Estado, disponibilizou ajuda para a restauração das estruturas danificadas. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural disponibilizará R$ 1 milhão para projetos de recuperação.
As tempestades atingiram principalmente a região Oeste e Meio-Oeste, mas os recursos podem ser acessados por produtores de todo o estado.
>>LEIA MAIS: Veja as regras da vigilância sanitária para realização de eventos em Timbó
Para isso, o agricultor deve comprovar, por meio de laudo, que o dano foi causado pela intempérie.
Os recursos são do Reconstrói SC, programa do Governo do Estado dedicado ao atendimento emergencial às propriedades rurais e pesqueiras de Santa Catarina.
Como funcionará o projeto
Financiamentos sem juros são destinados a agricultores familiares e pescadores, para fazerem a recuperação de sistemas produtivos danificados por eventos climáticos extremos.
Os agricultores e pescadores poderão contratar financiamentos de até R$ 10 mil, com parcelas anuais e cinco anos de prazo para pagar.
A Secretaria da Agricultura dará ainda uma subvenção de 50% para os pagamentos realizados em dia.
Sugestão de pauta